Academia x Carnaval: como não colocar o pé na jaca

academia x carnaval

O Carnaval está batendo na porta e já temos bloquinhos marcados em todas as cidades do Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro (serão quase 500 blocos de rua em ambos os locais!).

Você sabia que durante os desfiles tradicionais, os passistas das escolas de samba perdem em média 3kg em uma hora de desfile?

Não pense que isso é 100% um benefício, afinal lembre-se que é necessário manter os cuidados com o corpo até mesmo no bloquinho!

Boa alimentação, garrafinha de água e protetor solar devem ser seu mantra durante todos os dias de folia.

Se você não sabe como manter uma rotina saudável equilibrada com folia e festa, nós trouxemos a Dra. Andressa Rodrigues, nutricionista, com três super dicas para te ajudar!

Confira:

Os bloquinhos são atividades que podem exigir bastante do corpo. Quais alimentos é preciso ingerir antes de cair na folia?

É importante se alimentar bem antes de sair para curtir, visto que as opções mais comuns que encontramos para venda, são alimentos industrializados e com alto teor de sal, gordura e açúcar.

“Para não cair nas tentações, faça uma refeição bem equilibrada, composta de carboidratos e proteína, não esquecendo as fibras, que vão te manter saciado por maior tempo”, explica a doutora.

Atenção: alguns alimentos devem serem evitados ou consumidos com cautela antes de sair de casa! “Evite frutas com efeito laxativo (mamão, ameixa, abacate), e preparações como feijoada, pois podem causar má digestão, enjoos e dores de barriga”, diz Andressa.

Dá para levar algum lanche para o bloquinho?

Hidrate-se! “A garrafinha de água deve ser o primeiro item na bolsa. O consumo favorece a eliminação de impurezas circulantes em nosso organismo, além de ajudar significativamente no funcionamento do intestino”, afirma.

Barras de cereais, frutas secas, biscoitos integrais e castanhas são boas opções de lanches nos intervalos.

Bebeu demais e precisa voltar à rotina comum de treino?

Cuidado com a alimentação e retorne com cautela!

O ideal é fazer um planejamento prévio para manter uma rotina alimentar, evitando longos períodos de jejum mesmo durante os dias de folia. “Mantenha os horários do seu plano alimentar, garantindo assim que o retorno as atividades físicas não será um sofrimento”, conclui Dra. Andressa.

Além disso, atente-se para o teor de álcool: até mesmo as bebidas diuréticas, como a cerveja, podem se tornar um problema se você não se hidratar adequadamente antes, durante e depois da folia. Sem líquidos, seu corpo não terá energia para o treino, uma vez que o seu fígado estará
trabalhando para processar toda a bebida alcoólica ingerida.

Dê um tempo de um ou dois dias para seu corpo, tome bastante água e retorne ao treino com moderação e cautela. Nada de pegar pesado!

Bom Carnaval!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: